O Programa Educativo visa atender o Propósito, os Princípios e o Método Escoteiro, pontos fundamentais para a prática do Escotismo.
Nove princípios fundamentais garantem o sucesso do Programa:
• Atualização: resultado de reflexões constantes sobre as práticas educativas;
• Relevância: leva em conta as características culturais, sociais, políticas e econômicas da sociedade;
• Significância: considera atender os interesses e necessidades dos jovens;
• Protagonismo juvenil: coloca o jovem como centro do processo educativo;
• Para todos: precisa adaptar-se às diferentes realidades, atendendo jovens de todos os segmentos da sociedade;
• Educa para a vida: deve dar oportunidade para que os jovens cresçam como pessoas, de maneira progressiva;
• Unidade na diversidade: embora se adapte às distintas realidades, o Programa Educativo mantém sua unidade;
• Autonomia progressiva: dá espaço para que os jovens participem dos processos de tomada de decisões;
• Vinculado com a realidade: os conteúdos do Programa devem estar conectados com as frequentes mudanças da sociedade e adequados à realidade de cada ambiente.
Além disso, sete elementos completam o Programa Educativo, abordado de forma ampla nos Manuais do Escotista de cada Ramo:
• Organização em Ramos: adapta o Método Escoteiro às necessidades e características de cada faixa etária;
• Áreas de desenvolvimento: estabelece seis áreas de desenvolvimento: social, afetivo, de caráter, intelectual, espiritual e físico;
• Objetivos educativos e competências: confere coerência, continuidade e complexidade crescente ao processo educativo;
• Sistema de progressão pessoal: estimula os jovens a assumir a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento;
• Instâncias democráticas de tomada de decisão: possibilita que os jovens participem dos processos de tomada de decisão em cada Ramo;
• Planejamento participativo de atividades: permite que os jovens participem junto com os adultos educadores do processo de planejamento, execução e avaliação das atividades;
• Atividades educativas: oferece aos jovens a possibilidade de adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes aos objetivos educativos.